Quando se fala em Terapia de Casal surgem várias dúvidas: quais serão os objetivos? será que pode ajudar no meu relacionamento? será que devo procurar este acompanhamento? Tentarei de seguida ajudar a esclarecer.
Quando recorrer à Terapia de Casal?
Esta é uma pergunta que não tem respostas certas, dependerá sempre do casal e do que os motiva a procurar este acompanhamento, no entanto, a psicoterapia de casal pode ser um importante aliado sempre que o casal sente que está a atravessar um momento de crise na relação e que quer lutar pela manutenção da mesma.
Existem algumas problemáticas mais comuns em Terapia de Casal e perante as quais pode ser benéfico recorrer a um terapeuta de casal, tais como:
- dificuldades motivadas pela transição do ciclo de vida;
- insatisfação sexual;
- problemáticas ligadas à infidelidade;
- desinteresse na relação;
- existência de conflitos persistentes;
- dificuldades ao nível da comunicação.
Quais os objetivos a alcançar num processo Terapêutico de Casal?
Um dos grandes objetivos será o de promover uma melhor expressividade e comunicação entre os membros do casal e, para tal, o terapeuta irá servir, em certa medida, como um mediador desta mesma comunicação, procurando desenvolver, em conjunto com o casal, padrões de interação saudáveis, nos quais a expressividade emocional seja utilizada como ferramenta para reestruturar e ressignificar as suas interações.
É, também, objetivo deste processo terapêutico a tomada de consciência dos padrões relacionais e de interação existentes na dinâmica do casal, assim como do que motiva a manutenção desses mesmos padrões. Desta forma, procurar-se-á alcançar a compreensão de que ambos os membros têm a sua quota parte de responsabilidade na formação desses mesmos padrões pois, só através dessa tomada de consciência é que se poderá promover uma verdadeira mudança.
Qualquer dúvida estarei disponível para esclarecer e se necessitarem não tenham receio de experimentar pois o terapeuta de casal é, de facto, o profissional que vos pode ajudar a refletir e encontrar ou voltar a encontrar o caminho para a satisfação no vosso relacionamento.