Numa primeira abordagem, o psicólogo clínico faz o diagnóstico do problema, trabalhando posteriormente com o paciente um conjunto de competências que lhe permitem alterar comportamentos e assegurar bem-estar físico, psíquico e emocional.

De referir que todas as nossas consultas de psicologia têm sempre por base o estabelecimento de uma ligação de empatia e de aceitação, proporcionando à pessoa um espaço de partilha verdadeiramente seguro.

Todo o processo terapêutico está devidamente documentado num dossiê, que é disponibilizado numa plataforma online no sentido de poder ser consultado pela própria pessoa ou pelos familiares envolvidos.

Se pretende mais informações sobre consultas de psicologia (com possibilidade de abordagem multidisciplinar a nível de terapia da fala, terapia ocupacional e fisioterapia), não hesite em entrar em contacto com a Fale Connosco. A nossa equipa tem total disponibilidade para si e para os seus.

Uma relação terapêutica saudável aliada a estratégias facilitadoras de mudança são, de facto, os principais componentes de uma correta intervenção psicológica.

Quando agendar uma consulta de psicologia?

É aconselhado marcar uma consulta de psicologia quando estamos na presença de:

  • Doenças crónicas
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Problemas de comportamento
  • Irregularidades a nível de sono
  • Perturbações de personalidade
  • Dificuldades de atenção e de concentração
  • Perturbações de eliminação (enurese/encoprese)
  • Distúrbios alimentares (anorexia, bulimia…)
  • Incapacidade de relacionamento interpessoal/isolamento social
  • Situações de adoção, divórcio, maus-tratos ou processos de luto
  • Transtornos emocionais (depressão, ansiedade, stress, ataques de pânico)

No entanto, é de realçar que nem sempre procurar o psicólogo é sinónimo de ter um “problema”, de incapacidade ou fraqueza, mas antes uma opção que denota um enorme autoconhecimento e sentido de responsabilidade.

Nestes casos, este profissional pode ser um elemento de extrema importância para ajudar o paciente a tomar decisões mais complexas e conscientes, ou, então, para trabalhar ferramentas cognitivas e emocionais que podem fazer a diferença a nível pessoal, social e profissional.

Psicologia da criança
e do adolescente

A Fale Connosco criou programas de psicologia infantil específicos para ajudar crianças e jovens a lidarem com inúmeros problemas que podem ter repercussões graves no presente e no futuro a nível emocional, cognitivo, físico e psíquico.

As crianças e os adolescentes como estão em contínuo processo de autoconhecimento são grupos especialmente vulneráveis a desenvolver determinados problemas que envolvem alterações físicas, intelectuais e emocionais. No entanto, quando não identificados e tratados a tempo, aquilo que numa fase inicial é de fácil resolução, rapidamente se torna a uma patologia mais grave que pode ter consequências nefastas ao longo da vida aos mais variados níveis (social, profissional, afetivo…).

Como tal, é aconselhado que pais, família, encarregados de educação e professores estejam especialmente atentos aos diferentes indícios e que, perante algum comportamento que considerem desajustado no que diz respeito a idade e personalidade, entrem em contacto com um psicólogo clínico.

Na Fale Connosco, damos garantia de que os nossos profissionais efetuam uma avaliação rigorosa (que inclui relatório técnico detalhado), seguida de um plano de tratamento personalizado e que se preocupam em, ao longo das sessões, construir uma relação de confiança mútua.

Para mais esclarecimentos sobre sessões de psicologia em escolas, consultórios ou ao domicílio, não hesite em falar com os nossos profissionais.