Autor: Terapeuta Ocupacional Margarida Sabino. Desde que o bebé nasce que o vemos a mexer… O movimento é sem dúvida natural no bebé! Mas que atividades podemos fazer para estimular o nosso bebé a mexer?

Ao longo dos primeiros anos de vida o seu bebé vai-se mexendo e assim vai desenvolvendo as suas capacidades motoras (e não só). Vai desenvolvendo a forma como se move no espaço, começa a ganhar a confiança e fluidez no movimento.

A par disso, ganha independência ao começar a conseguir chegar por si só aos brinquedos que deseja.

O seu filho começa a gatinhar (ou a arranjar outra solução para se mover no espaço), a andar, a saltar, a correr e através do movimento começa a ser cada vez mais eficaz em tudo o que faz.

Simultaneamente, a predominância dos movimentos mais globais vai sendo substituída pela mestria dos movimentos mais finos ou precisos.

Por exemplo, por volta dos 11 meses o seu filho começa a conseguir empilhar blocos de construção pois já controla a preensão e o largar.

Ainda assim, antes desta etapa alcançada começou com certeza por pegar nos blocos apenas e destruir a torre de blocos que os pais fizeram. Ao longo do tempo o seu bebé desenvolveu as suas capacidades de motricidade fina.

Apesar de todo este desenvolvimento motor ser um processo natural no bebé sabemos que ele está ligado ao ambiente exterior.

Como em tudo, aprendemos com as oportunidades que nos são dadas. Logo, se proporcionar oportunidades, o seu bebé desafiar-se-á e desenvolverá as competências motoras (tal como em todas as outras áreas). E, são essas oportunidades que deve promover para colocar o bebé a mexer -se.

Bebé a mexer: Algumas atividades que pode promover

O desenvolvimento motor é gradual e cada bebé tem o seu ritmo.

De seguida deixo algumas atividades dirigidas a diferentes faixas etárias. Ainda assim, deve ter em conta a fase de desenvolvimento em que o seu bebé se situa.

1 – Bebés entre 0 e 6 meses

  • Brincar de barriga para baixo: Deixe o seu bebé brincar deitado de barriga para baixo num cobertor (por exemplo). Poderá colocar um brinquedo do interesse para olhar e tentar chegar ao mesmo.
  • Piscina de bolas: Coloque o seu bebé sentado dentro de uma piscina com bolas coloridas. Estar rodeado com as bolas estimulará a manutenção da posição de sentado e incentivará o agarrar e atirar.
  • Bola de pilates: Se tem uma bola de pilates em casa pode aproveitá-la para estimular o fortalecimento dos músculos da nuca, costas… e preparar o seu bebé para a posição de sentado (pode usar esta atividade depois desta faixa etária, utilizando vários movimentos). Deite o bebé de barriga para baixo na bola e vá movimentando a bola para a frente e para trás. Se estiver outra pessoa convosco, esta poderá segurar num objeto desejado para estimular o bebé a levantar a cabeça para olhar para ele.

Estas são 3 formas interessantes para pôr o bebé a mexer.

2 – Bebés entre os 6 e 12 meses

  • Pista de obstáculos: Utilize almofadas ou outros objetos para que o seu bebé tenha que descobrir formas de ultrapassar. Vá aumentando o desafio ao longo do tempo, experimentando, por exemplo, colocar um túnel no percurso ou objetos que o façam querer levantar-se e ficar apoiado nas pernas.
  • Blocos de construção: Incentive inicialmente a agarrar os blocos e posteriormente empilhá-los. Isto fará com que o seu bebé desenvolva o controlo da preensão e o largar. Poderá também utilizar argolas de empilhar. Utilize esta atividade mesmo após esta faixa etária.
  • Empurrar brinquedos: Antes do seu bebé conseguir andar utilize brinquedos de empurrar para fortalecer os músculos dos membros inferiores e começar a dar os primeiros passinhos (e é bem mais fácil colocar o bebé a mexer -se desta forma).

3 – Bebés entre 12 e 24 meses

  • Fazer rolar uma bola: Incentive o seu bebé a chutar ou atirar de volta uma bola sentado (e posteriormente de pé).
  • Atirar a bola para um alvo: Arranje um recipiente para ser o alvo e incentive o seu bebé a acertar. Nesta altura de verão poderá também colocar água no recipiente para ser ainda mais divertido.
  • Pintar: Pinte com as mãos, carimbos de vegetais (batata, cenoura), lápis, canetas, pincéis. Utilize estas atividades que desenvolverão a capacidade de preensão e precisão manual e também a criatividade!

Espero que este artigo tenha sido útil para si e para o seu bebé. Utilize estas e outras atividades e ponha o seu bebé a mexer!