ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response), ou Resposta Sensorial Autónoma do Meridiano, é um fenómeno que tem conquistado a atenção de muitas pessoas. Nas redes sociais, o ASMR tornou-se uma presença marcante. Quem nunca passou por vídeos no youtube, instagram ou facebook, nos quais os criadores de conteúdo falam diretamente para o espetador de forma suave, criam uma variedade de sons, ou interpretam diferentes papéis?
Esta experiência sensorial prazerosa é atingida por meio de estímulos visuais, auditivos, que podem ser tão simples como um toque e movimentos leves, o som da chuva, o barulho de uma garrafa de plástico…enfim! O que é realmente relevante é que qualquer estímulo sensorial pode criar uma experiência relaxante, que por sua vez se manifesta por uma sensação de formigueiro ou arrepio, que pode começar na cabeça e percorrer toda a espinha dorsal.
O uso do ASMR na saúde mental tem sido reconhecido por vários motivos:
Reduz a ansiedade e o stress: os estímulos suaves e relaxantes do ASMR têm o poder de reduzir os níveis de stress e ansiedade.
Melhora a qualidade do sono: muitas pessoas têm vindo a recorrer ao ASMR como uma ferramenta para facilitar o sono. Os estímulos suaves ajudam a criar um ambiente mais relaxante, preparando a mente para uma noite tranquila.
Atenção e concentração: observar vídeos de ASMR pode funcionar como uma técnica de atenção plena, ajudando a direcionar a concentração para estímulos agradáveis e afugentando pensamentos intrusivos.
Conexão: a atmosfera acolhedora que estes vídeos proporcionam pode aliviar sentimentos de solidão.
Introduzir vídeos ASMR na nossa rotina de autocuidado é uma maneira de investirmos na nossa saúde mental, pelos benefícios que os mesmos acarretam. Considera-se que esta pode ser uma forma acessível e prazerosa de dedicar tempo ao nosso bem-estar mental, mas, ainda assim, é importante referir que esta experiência pode variar de pessoa para pessoa, e alguns podem até não sentir qualquer efeito, ou podem até mesmo achar desconfortável.
Explorar o ASMR pode ser uma jornada sensorial que contribui para o seu bem-estar mental, mas é preciso ter consciência de que esta é sempre uma ferramenta complementar. Não é aconselhável depender exclusivamente do ASMR para reduzir o stress ou a ansiedade. Procure sempre o apoio de um profissional de saúde para uma orientação mais caso esteja a enfrentar desafios significativos.
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkPolítica de privacidade