Terapia ocupacional

Quando marcar consulta de terapia ocupacional?

É aconselhado marcar uma consulta de terapia ocupacional quando, em qualquer idade, alguma condição clínica (motora, cognitiva, emocional ou social) implicar dificuldade na realização das atividades do dia a dia, nomeadamente: cozinhar, vestir, comer, brincar, aprender, correr...

Terapia ocupacional pediátrica (crianças e adolescentes)

A terapia ocupacional pediátrica maximiza o potencial de cada criança ou adolescente para que este possa ser independente nas suas tarefas diárias em casa, na escola ou na comunidade, tal como o brincar, nos autocuidados, escrita ou alimentação.

Desta forma, a intervenção do terapeuta ocupacional nos menores visa essencialmente promover o desenvolvimento das competências motoras, cognitivo-percetivas e sensoriais em défice.

Para isso, são feitos jogos/atividades terapêuticas, treino do desempenho das várias tarefas da vida diária e também, em algumas situações, mudanças no ambiente ou nos equipamentos.

De referir que neste tipo de tratamento o envolvimento e a cooperação da família e da escola são essenciais para que todo o processo de terapia ocupacional pediátrica seja o mais rápido e eficaz possível.

Sintomas a ter em conta:

Terapia ocupacional para adultos e idosos

A terapia ocupacional para adultos e idosos ajuda-os a ultrapassar dificuldades emocionais, psicológicas e físicas, no sentido de estes conseguirem manter uma rotina diária satisfatória quer no trabalho quer em casa.

Neste âmbito, são desenvolvidas competências que permitem a cada indivíduo realizar atividades, de forma independente e segura, ligadas a autocuidados, tais como cozinhar, comer, vestir, entre outras.

Em alguns casos poderá ser necessário proceder a alterações no próprio domicílio, de forma a torná-lo mais funcional e potencialmente menos perigoso.

Para qualquer esclarecimento adicional sobre terapia ocupacional, não hesite em entrar em contacto com a nossa equipa.

Temos total disponibilidade para lhe prestar todas as informações e também para desenhar um plano terapêutico multidisciplinar para pacientes que precisem de cuidados de terapia da fala, psicologia e fisioterapia.

Sintomas a ter em conta:

Para mais informações, contacte-nos 917 770 062


Caso pretenda marcar uma consulta, envie-nos o seu pedido