O meu filho é “desajeitado”… o que posso fazer?

Será um problema de integração sensorial?
29/04/2017
Terapia Ocupacional Pediátrica
29/04/2017

Artigo publicado na Revista ABCriança, no Portal Barrigas de Amor e no Estrelas e Ouriços

Autor: Terapeuta Ocupacional Margarida Sabino

Muitas vezes ouvimos expressões como “o meu filho é muito desajeitado”, “é trapalhão a vestir-se”, “parece que não consegue estar sentado à mesa sem deitar tudo ao chão” e na realidade é mesmo isso que acontece nas crianças com dificuldades na coordenação.

A verdade é que existem crianças que a certa fase do seu desenvolvimento começam a evidenciar algumas dificuldades. O que acontece é que muitas das vezes essas dificuldades têm um impacto nas actividades académicas (manusear o lápis, escrever, aulas de ginástica) e também nas actividades da vida diária (ex. vestir, calçar, etc) e os pais começam a ficar preocupados e sem saber muito bem o que pensar e fazer para ajudar o seu filho. E, com o passar do tempo, a criança vai crescendo e tal como as exigências funcionais em casa, na escola e na comunidade vão aumentando…também as dificuldades!

Sinais

Existem alguns sinais que deve estar atento e que poderão indicar dificuldades do seu filho ao nível da coordenação:

  • Parece desajeitado ou descoordenado
  • Parece ter os músculos fracos
  • Tem um pobre equilíbrio (ex. manter-se em pé enquanto se veste)
  • Tem dificuldades nas atividades que exigem o uso de todo o corpo
  • Tem dificuldade nas atividades que exigem o uso  das mãos (ex. atar os sapatos, abotoar, pintar dentro dos contornos)
  • Tem uma postura sentado ou a caminhar/correr “estranhos”
  • Tem dificuldade em recortar, cortar os alimentos com garfo e faca
  • Parece não ter noção do espaço e da própria força
  • Tem dificuldade em escrever
  • Tem dificuldade em apreender novas competências motoras
  • Tem dificuldade em transitar de uma atividade para outra

 

O que fazer?

1º Esteja atento

– Observe o seu filho e tente perceber se as dificuldades motoras têm impacto em casa (actividades da vida diária);
– Comunique com a escola e perceba se essas dificuldades também se verificam na escola e se estão a prejudicar o desempenho académico do seu filho.

2º Brinque com o seu filho, promovendo actividades lúdicas mas com uma componente mais motora

Actividades de motricidade global

– Correr, saltar, subir e descer escadas, trepar;
– Atirar e receber bola com as mãos e chutar;
– Imitar (ex: animais -caranguejo, sapo, elefante; super heróis- homem aranha, powerranger, etc);

Actividades de motricidade fina

– Desenhar livremente, desenhar figura humana, desenhar casa;
– Pintar dentro de contornos;
– Modelar plasticina (apertar, esticar, fazer formas, esconder objetos pequenos tais comofeijões ou missangas na plasticina);
– Recortar (linhas, círculos, várias formas);
. Actividades com pinças (ex. passar berlindes de um sítio para o outro com uma pinça);
– Actividades com molas (ex. montar sequências de imagens colocadas em molas numa corda).

3º Procure ajuda

– Fale com o pediatra do seu filho explicando as dificuldades de coordenação do seu filho;
– Procure um terapeuta Ocupacional.

O que o Terapeuta Ocupacional irá fazer?

1. Avaliar as dificuldades nas competências motoras (e outras áreas) bem como o seu impacto nas actividades académicas e nas actividades da vida diária;
2. Desenhar um plano que pode incluir:
– O desenvolvimento das competências motoras (e outras áreas) através de jogos/ actividades terapêuticas.
– Treinar o desempenho das várias actividades da vida diária (autocuidados, brincar, aprendizagem);
– Aconselhar mudanças no ambiente ou equipamento que facilitem realização das actividades;
– Aconselhar pais e professores.

Referências bibliográficas:

Missiuna, C., Rivard, L. & Pollock, N. (2011). DCD – CanChild Centre for Childhood Disability Research. Canadá: McMaster University.
Ayres, J (2005). Sensory integration and the child: understanding hidden sensory challenges. USA: WPS.
http://www.dyspraxiafoundation.org.uk/about-dyspraxia/
http://www.aota.org/-/media/Corporate/Files/AboutOT/Professionals/WhatIsOT/CY/Fact-Sheets/Children%20and%20Youth%20fact%20sheet.pdf