Atividades para estimular vs. relaxar o seu bebé

Brincar sensorial: brincar estimulando os sentidos
29/04/2017
Ponha o seu bebé a mexer!
29/04/2017

Artigo Publicado no Portal Barrigas de Amor (exclusivo)

Autor: Terapeuta Ocupacional Margarida Sabino

Se é mãe ou pai de um bebé talvez já tenha sentido uma grande dificuldade em pô-lo a dormir depois de ele ter andado a brincar…Aquelas alturas em que está cansadíssima/o e até está na hora do seu bebé dormir mas ele está tão excitado que ninguém o consegue acalmar. Já lhe aconteceu? Se já aconteceu saiba que, além de ser normal, pode ser evitado, basta que saiba como agir (que atividades usar) em cada altura do dia e usar atividades que estimulem ou relaxem, conforme o seu objetivo.

Mas para falarmos de atividades estimulantes/relaxantes precisamos primeiramente de conhecer os estados de vigília do bebé. O seu bebé tem vários estados de vigília. O Sono Profundo e Leve em que se mantém a dormir, o estado Sonolento em que os seus olhos parecem fixos ao longe, sem focarem em nada. Em seguida começa a entrar no estado Calmo-Alerta onde está alegre, participativo e atento, faz poucos movimentos e concentra-se num estímulo específico. Ainda assim, se for muito estimulado enquanto está neste estado entra num estado em que esperneia e movimenta o corpo excitadamente, Activo-Alerta. Quando chega a este estado após relativamente pouco tempo começará a ficar agitado, podendo chegar ao último estado de alerta, o estado de Choro.

Ao conhecermos os estados de vigília do bebé torna-se fácil perceber que ao utilizarmos atividades relaxantes ou estimulantes poderemos ajudar o bebé a descer ou subir os patamares de vigília. As atividades relaxantes, como por exemplo, embalar no estado de choro, música no estado sonolento fornecerão ao sistema nervoso do bebé informação tranquilizante que fará o seu bebé descer um patamar de vigília. Já as atividades estimulantes, fornecem informação de alerta tal como um ruído forte no sono profundo ou demasiadas caras estranhas quando o bebé está sonolento, e farão o bebé subir um patamar.

Fonte: Faure, M. & Richardson, A. (2002)

Ou seja, você poderá utilizar atividades que acalmem ou ponham alerta o sistema nervoso do bebé e isso terá um impacto direto no seu comportamento.

Dependendo da idade do seu bebé, utilizará mais ou menos actividades relaxantes ou estimulantes. À medida que o bebé vai crescendo as atividades estimulantes vão-se tornando predominantes, enquanto que as relaxantes tomarão lugar apenas em alturas específicas do dia, por exemplo previamente à rotina do sono. Importa saber que é no estado calmo-alerta que o bebé aprende. Já quando passa para o estado activo-alerta essa aprendizagem é anulada pois o movimento frenético dos músculos impedem o enfoque no estímulo específico.

De seguida deixo algumas ideias de atividades/estratégias estimulantes e atividades relaxantes que pode incluir na rotina diária.

Esteja atento ao seu bebé (em que estado de vigília se encontra a cada momento) e utilize atividades que o permitam relaxar ou ficar alerta.

Referências bibliográficas:

Faure, M. & Richardson, A. (2002). Baby Sense: Understanding your’s baby sensory world – the key to a contented child. Hoheizen: Metz Pre.

to-margarida-sabino@faleconnosco-saude.pt